Thursday, February 25, 2021

O PORTUGUÊS DE DAMÃO-DIU E SILVASSÁ

 







Viva, IL.mo Dr. Salles,
ACABEI de ser Vacinado! Até que enfim! Embora, não estivesse com pressa...!

LINDA IDEIA  sua, MAS...
A "minha gente" de Damão, Silvassá, DIU continua a ser um 200% português, lusófilo e lusófono!!! MESMO quando os PROFETAS DE DESGRAÇA, agoeravam a Morte Lente do Português nessas bandas, ESSE BRIO LUSO CONTINUE NUM CRESCENDO ADMIRÁVEL...! Eles continuam a falar esse Português antigo ("noss Lingue"), como se diz por aí, MAS fazer com queeles ESCREVEVAM é coisa que não se  consegue, por ESTAR ENTRANHADO no íntimo  dessa gente um COMPLEXO que vem, já de séculos, de que é "Língua de Trapo", de Casa, etc. AINDA, em Janeiro do ano passado, quando estive em Damão e Silvassá, quando se aproximava de uma Família com crianças, era habitual o cumprimento e, após umas trocas de palavras, com o Pai ou a Mãe, em Português, (POIS, ELES FALAM O PORTUGUÊS), eu dirigia-me às crianças, e mesmo antes que elas abrissem a boca, o Pai/Mãe se adeantava, dizendo: "Senhor Padres" he/she doesn't speak Portuguese! E eu com a minha calma oriental continuava para criança,: para Rapaz "Bich, doss Nom ki é ? ou para menina, "Nigrinh, doss Nom ki é" e num Sorriso rasgado a criança respondia, JOÃO, MANUEL, ROSA, EMILIA, etc.
A pedido do Padres eu CELEBRAVA a Missa Diária, em Damão/Silvassá, em Português, com uma breve homilia, porque os Padres que lá se encontram não falam, nem tentam falar o portugues...

FICO MUITO SATISFEITO DE VER ESSE RESURGIR DE PORTUGUESISMO, em Goa.AINDA BEM!!!  Vi muitas coisas e muitos "vira casacos" etc, nos meus cerca de 20 anos em Goa, onde fui aluno, filósofo, teólogo e Professor dos Seminários do Pilar, no Maior e no Menor e parece-me que deixei rastos positivos nos alunos, hoje Padres e Bispos!!!.
Infelizmente, o Goes que não saiu da sua Terra JULGA QUE SÓ GOA EXISTE, etc e CURIOSAMENTE um GOES que tenha vívido em Damao/Silvassá/DIU, quase se torna um Damanenses etc.
EU andei, praticamente do Sul a Norte da Índia, até aos Himalayas, e mesmo assim não digo que conheço toda a Índia! SOU PORTUGUES porque nasci, sob a Bandeira das Quinas, PORÉM, sinto-me 200% Indiano,embora consciente de que SOU ESTRANGEIRO na Terra onde nasci!
ESCREVO TODOS os dias a Damão, Silvassá, DIU, Bombaim, Goa, em português. Por ora, tem sido está minha colaboração em Prol da Língua de Camões! SEI QUE NÃO CHEGA E DE MÃOS DADAS, TALVEZ CONSIGA ALGO...!???
    CONTUDO, Dr. Salles, VOU TENTAR VER o que posso fazer, com os Damanenses e Diuenses aqui estabelecidos, que, GRACAS A DEUS, estão totalmente integrados na Sociedade Portuguesa. Muitíssimo OBRIGADO.

No comments: