Sunday, February 21, 2021

SÃO VALENTIM

 




      SÃO VALENTIM   -  Dia dos Namorados!

Com a Obsessão de criar um poderosissimo Exercito do Imperio Romano, o Imperador Cláudio II, PROIBIU, no Sec. III, o Casamento dos Mancebos, para se poderem alistar no Exército!
Não obedecendo ao Decreto do Imperador, teria surgido o Bispo ou Sacerdote Valentim, que secretamente CELEBRAVA esse Sacramento e, tendo sido descoberto, pelo Imperador, foi preso e decapitado, entre os anos 269/270, no dia 14 de Fevereiro, tendo essa data, já há séculos, tornado um Dia Celebrativo do Sinal do Amor Divino, nos Seres vivos!

Enquanto Valentim, na Prisão, os Jovens manifestavam os seus agradecimentos,  lançando ramos de flores, etc, junto à Grades da Prisão.

Como Martir, quer a  Igreja Católica, como também a Ortodoxa, o honraram e veneraram, como Santo!
Porém, revendo a sua Displina a Igreja Católica, desde 1969, tirou do Calendário Litúrgico o seu nome, por falta de provas documentais dessa Devoção e da existência do Santo, permanecendo, contudo na Devoção Popular do Povo...!

Na nossa Sociedade Moderna, como tudo, é  visto, numa prospectiva de Lucro/Comércio, as Montras ficam cheias de OFERTAS para os Consumidores, para celebrar esse Dia de Namorados!
É curioso que a Língua Inglesa usa expressões, como "You are my Valentine", "Be my Valentine", etc. Hoje,  tornou-se Global e Viral essa Evocação! Devemos AGRADECER a Deus ter-nos dado esse SINAL do Seu Amor Divino.








Má interpretaçáo, pode dar mau resultado.

No comments: