Monday, February 22, 2021

DIU

 


Portugueses em Diu - Diu foi oferecida aos portugueses em 1535, ao fim de inúmeras tentativas falhadas, como objetivo primordial obter melhores condições comerciais e fundar uma Feitoria.

Colonizaram a ilha por, até então, estar desabitada, transformaram uma fortaleza lá existente num Castelo Português, e construíram um complexo naval de apoio à navegação e exploração, e mais tarde, uma igreja (Igreja de S. Paulo), de forma a expandir a fé cristã na Zona circundante, tendo
transformado Diu num local muito cobiçado pelas outras potências.
    Língua falada em Diu o Gujarate e a Portuguesa!

Igreja de São Paulo,dedicada à N Sra da Conceição 


                      Frontal da Igreja e o rico Cruzeiro


Igreja de São Paulo ou Igreja da Nossa Senhora da Conceição, com a mais linda fachada principal das Igrejas construidas pelos Portugueses, no mundo oriental, em estilo barroco!

 O estilo barroco, predominante na fachada desta igreja, nasce no século XVI e é caraterizado pela riqueza, exagero, exorbitância e horror ao vazio ornamental. O Barroco tem como intuito de maravilhar as pessoas pela igreja católica, fazendo-as optar pelo deslumbramento ao invés de refletirem a sua DOUTRINA.

Para além da sua extrema beleza, esta igreja ocupa um papel de extrema importância para a arquitetura portuguesa, pois diz-se ser a mais antiga que se conhece no mundo de influência portuguesa e uma das mais importantes e notáveis igrejas da Ásia e da arquitetura cristã fora da Europa.

O arquiteto projetista desta obra foi o Padre Gaspar Soares, e é nela que desenha alçados laterais articulados por capelas semicirculares, e orienta a fachada lateral esquerda da igreja para Sul, fazendo com que a fachada principal da mesma ficasse virada para lado mais próximo do mar.

HOJE, esta Igreja é a considerada a matriz de Diu.




























































No comments: