Sunday, February 21, 2021

RIO DAMAN GANGA OU SANDALCALÓ

 VASCULHANDO a História de DAMÃO !






Rio "DAMAN GANGÁ" ou SANDALCÁLLO ?

É muito recente - entre os anos 1883 a 1887, tendo sido Pedro Paulo Pinto, natural de Candolim, Goa, Tenente e Secretário do Prefeito Peres, quando este esteve refugiado em Damão, quem primeiro deu esse nome ao Rio Damão   - que OS CRISTÃOS  de Damão  começaram a  chamar SANDALCÁLLO, o importante Rio que divide ou separa Damão Grande de Damão Pequeno! (In Notícias e Documentos para a História  de Damão...)





O seu nome original foi sempre "DAMAN GANGÁ" ou Rio  Damão!
⁹Infelizmente, ao longo dos tempos e em varias partes do mundo, surgem tentativas de mudar os nomes de lugares ou de coisas, deixando rastos esses desvios, quando os nomes originais deviam ser intocáveis, por pertencer à História,  mesmo que não agrade a alguém!
Pe António Colimão
















Tenho pena que entre  nós, DAMANENSES, não existe o Espirito de Empreendedorismo, FAZER NEGÓCIOS /COMEÇAR A FAZER/INICIAR ...!
ALGUÉM, aliás o nosso Vitor/Tootoo, enviou-me do Canadá  esta embalagem, "Gohan Portuguesa Food" que é o nosso Peixe de Tamarindo do Bombli Salgado...!? Ora, a 50 anos, os goeses não conheciam esse saboroso peixe ou se o conhecia não comiam/gostavam...!
Penso que as pessoas da minha geração que passaram por Goa se devem recordar da "troça"  <BOMBILCAR> aos Damanenses e da nossa parte contra os goeses, <Suquém Bangrém>...!
Os Damanenses em Damão, Bombaim, Goa, UK, etc DEVIAM iniciar este desafio! FICA AQUI ESTE DESAFIO/INCENTIVO!

QUANTO ao Projeto REFIRO-ME ao feitio/atitude do damanense de não APOSTAR nos NEGOCIOS, mas SEMPRE preferiu "clark work" ou atrás de uma Secretária ou "enfiado num Uniforme"... É verdade que a nova geração já tem oportunidade para altos estudos, mas faltam-nos uma CULTURA de DESAFIOS e EMPREENDEDORISMO! 
Pe António Colimão 

No comments: