Sunday, February 21, 2021

PÁSCOA- QUARESMA ...

 Sem Santa - Abril 7 a 14

1 - O CICLO PASCAL  Radio ORBITAL
Vamos subdividi-lo em duas grandes etapas:
TEMPO QUARESMAL e a SEMANA SANTA, com o TRIDUO PASCAL, seguido do longo TEMPO PASCAL..

De uma forma física comparo a Quaresma, com uma escalada à uma montanha íngreme,  durante 6 semanas de 6 dias cada, sem o Domingo, por ele ser considerado dia da Festa e não penitencial, acrescentando os 4 dias iniciais da Quaresma - de 4a feira de cinzas ao sábado de cinzas - que perfazem assim os 40 dias de Quaresma. Embora não devamos ver esse número 40, numa perspectiva matemática, mas sim simbólica!

Quaresma é um Tempo penitencial, i.e., um processo de morte e de ressurreição que não acaba em derrota, mas sim na Vitoria da Vida (a Páscoa) e que alimentada com  o Cordeiro (a Eucaristia/Missa) fica à espera do Espírito Santo!

É um tempo de forte apelos vindos das realidades diárias que nos rodeiam: a miséria extrema em que vivem muitos dos nossos irmãos; miséria de fome, de guerra, de todo o tipo de violência, não só fisica, mas também verbal, moral e psicológica que nos envergonham de sermos cristãos e que nos interpelam e exigem conversão!

Por isso, Quaresma é Tempo forte de conversão e de mudança de atitudes!
Há pequenos exercícios que nos podem ajudar nessa mudança, sendo as 3 grandes Colunas da Quaresma a ORAÇÃO, o JEJUM e a ESMOLA/PARTILHA!
4a feira de cinzas é um  dia obrigatório de jejum e de abstinência,  consoante a idade e a saúde de cada pessoa. Será obrigatório também na 6a feita santa.
No entanto, os cristãos podem escolher livre e voluntariamente um ou mais dias, (nunca porém  aos Domingos) para se abster de comida requintada, de se vestir ricamente ou de qualquer gosto pessoal, com intuito de educar a nossa vontade e também  de partilhar com os pobres o que se conseguiu poupar ou não gastar!
É bom não se esquecer de que a Quaresma é apenas um Caminho e uma Preparação, ainda que muito importante, para a Páscoa - Dia da RESSURREIÇÃO - O DIA DO SENHOR - O dia em que a  Vida venceu a Morte para sempre!
















[  ] Nos primeiros anos essa  Celebração da RESSURREIÇÃO ou PÁSCOA   era precedida de 3 dias apenas de preparação, umas dezenas de anos depois, sentiram a necessidade de uma preparação mais cuidada, passando para mais dias, até chegar a 40 dias! SEMANA SANTA ou SEMANA MAIOR, TRÍDUO  PASCAL, seguido do TEMPO PASCAL.

[  ] Após essa escalada de 6 semanas e 4 dias chega-se ao Cume da montanha,  para entrarmos na Semana Santa com o Domingo de Ramos, entrada solene e triunfante de Jesus na Sua Cidade Santa de Jerusalém, onde ELE irá  sofrer a SUA PAIXÃO, a Sua MORTE NA CRUZ e ao 3o Dia RESSUSCITAR dos MORTOS.

[  ] Os 3 dias santíssimos desta Semana Santa - o Coração do CICLO PASCAL -  a expressão máxima de toda a Celebração Liturgica e da Vida Cristã :

 QUINTA FEIRA SANTA iremos viver à volta do Sacramento da EUCARISTIA/MISSA  e do SACERDÓCIO/Serviço - Lava Pés; 

SEXTA FEIRA SANTA é o Dia da PAIXÃO E  MORTE DE JESUS NA CRUZ, único dia em que não há Missa, mas há  sagrada Comunhão e escuta da Paixão de Jesus Cristo, segundo S. João,  Adoração da Santa Cruz e partilha para com a Igreja de Jerusalém ;

 o SÁBADO SANTO será o dia do silêncio, da reflexão, sem nenhuma acção litúrgica,  durante o dia, mas à  noite haverá uma longa VIGILIA SANTA, com a Liturgia do Lucernario - Luz, o Cirio Pascal - banhada com muitas leituras bíblicas do Antigo e do Novo Testamento, a Bênção de Água, o grande Sacramento do Batismo, o cântico solene das ALELUIAS e a EUCARISTIA DA RESSURREIÇÃO,  jà  noite ou nas primeiras horas da madrugada do Domingo da Ressurreição! É DIA DA PÁSCOA!

[  ] E este Espírito da Festa deve prolongar-se  num longo Planalto de 7 semanas de Páscoa, até o Domingo de Pentecostes - 50 dias festivos, como se fosse um Domingo prolongado de Festa!

[  ] A devoção popular cristã centra esses dias na Paixão, na Cruz e na Morte de Jesus, esquecendo-se  de que esses dias são solenissimos! É  verdade que não há  Coroa, sem espinhos, mas não  podemos pôr  de parte nem os espinhos, nem a Coroa! É  uma mania doentia nossa de ver as coisas, só  e apenas do lado da dor !
[  ] Após a fuga dos Apóstolos com a prisão e a morte de Jesus, eles e os discipulos reuniram se à volta de JESUS RESSUSCITADO/VIVO. Inícialmente no 1o dia da semana que os Romanos chamavam de Dia do Sol e que os Cristãos mudaram para o DIA DO SENHOR, na língua dos romanos " DOMINUS" QUE SIGNIFICA SENHOR e domingo em português!

[  ] Começaram a reunir-se todos os Domingos - Dia do Senhor Ressuscitado - à  volta da Palavra de Deus, em ORAÇÃO, REFLEXÃO e espirito festivo ' Dia Sagrado de descanso, de visita aos irmãos doentes e necessitados! A partir daí,  os cristãos crentes reunem-se à volta da Mesa Eucarística ou MISSA  para se alimentarem da Palavra de Deus e do Pão Eucarístico, adquirindo forças para viver o espirito cristão,  durante a semana!

[  ] UMA SANTA E FELIZ - 5 CHAGAS DE CRISTO -          V DOM C
Luís de Camões canta na dedicatória do seu poema épico a D. Sebastião, Lusiadas, (1,7) a presença das cinco chagas na Bandeira nacional:
“Vede-o no vosso escudo que presente
Vos amostra a vitória já passada
Na qual vos deu por armas e deixou
As que Ele per Si na Cruz tomou”

Mt 5, 13-16
Neste V domingo, Mateus dá-nos um AVISO de Jesus para os seus seguidores: "Vós sois o SAL da Terra...Vós sois a LUZ do Mundo". Palavras simples
que todos entendem e conhecem, mas que contém LIÇÕES PRÁTICAS, para cada um de nós!

O SAL, como a LUZ pode levar-nos a 2 campos opostos: o excesso fere ou cega! Mas o uso moderado dá  "gostinho" e abre caminho!
Vale a pena VER/EXAMINAR, se a nossa presença ê agradável ou desagradável no mundo onde vivemos, se somos exagerados ou sem sabor, se anossa vida e a Luz que ilumina e nos ajuda a CAMINHAR ou ESCURIDÃO que leva TROPEÇAR! QUE O ESPIRITO DIVINO NOS ilumine a ser o SAL e a LUZ.
Bomdia
II DOMINGO A - O episódio miraculoso de Transfiguração de Jesus vem alertar-nos perante situações de bem estar:
"Ai que bom é estarmos aqui...farei 3 Tendas...", mas Jesus os leva para o dia-a-dia, no afã da Aldeia, da Familia, dos afazeres, onde nos temos de enfrentar, TRANSFORMAR e ILUMINAR, ESCUTANDO a Sua Palavra e a Sua Voz IRRADIAREMOS as nossas vidas com a  SUA LUZ!
Quaresma é o Tempo da ESCUTA, no silêncio, mas também no nosso dia-a-dia!
Bom dia e um Bom Domingo!
O título escolhido foi inspirado na 2ª carta de São Paulo aos Coríntios: “Em nome de Cristo, suplicamo-vos: reconciliai-vos com Deus” (2 Cor 5, 20).
Neste tempo quaresmal, o Pontífice estende a todos os cristãos o que escreveu aos jovens na Exortação apostólica Christus vivit: fixar os braços abertos de Cristo crucificado e deixar-se salvar sempre de novo. “A Páscoa de Jesus não é um acontecimento do passado: pela força do Espírito Santo é sempre atual e permite-nos contemplar e tocar com fé a carne de Cristo em tantas pessoas que sofrem.
@@@@@********
O GRANDE objectivo da Quaresma É PREPARAMO-NOS, durante estes 40 dias, PARA AS FESTAS PASCAIS - Mistério da Morte e Ressurreição do Senhor!
1a Sexta feira da Quaresma 2020.
A Lit da Pal de hoje, detem-nos sobre uma antiquíssima tradição da Sociedade Judaica/Romana/Cristã e, por OUTROS MOTIVOS, não espirituais, também, HOJE em moda na nossa Sociedade Moderna:
o JEJUAR.
O Prof Isaías descreve longamente o INSUCESSO dessa prática balofa, quando rotineira,  propondo NOVAS LUZES, novas maneiras de  experimentar essa acese - a prática de Jejum que LEVE não só a CONTROLAR O NOSSO CORPO- Auto Domínio - mas principalmente um Auto Domínio do nosso Espirito: APROFUNDAMENTO da nossa experiência espiritual com Deus e com os Irmãos! SUGERINDO alguns meios
Durante este TEMPO FORTE não só SER TEMPO de mais Oração,
1) mas SIM de MELHOR ORAÇÃO,
através de Leituras Biblicas, tão ricas!
2) da escuta da Voz Divina no SILÊNCIO, deixando de lado por alguns momentos, o nosso Telemóvel, a Televisão, a nossa preocupação de preencher o nosso tempo com actividades
3) do DETERMO-NOS DIANTE DOS BRAÇOS ABERTOS DE CRISTO CRUCIFICADO a grande Fonte da Salvação
4) para que TRAGA nova vitalidade e comunhão com Deus e consequentemente o VOLTARMO-NOS para as necessidades do próximo.                       Assim também a ESMOLA que deve IR ALÉM DE dar um dinheirinho, MAS ENVOLVER ALGO MAIS nosso, como nosso tempo, da nossa experiência e da nossa espiritualidade para com os outros,
TRANSFORMANDO ESSA PRÁTICA, como um Método, para NOS CONHECER MELHOR, para DESCOBRIR o amor dos irmãos e para PENETRAR os insondáveis desígnios de Deus.!!!
E NÃO NOS ESQUECERMOS DE CELEBRAR na Semana Maior OS GRANDES MISTÉRIOS DA FÉ.
______________________
Houve sempre tentativas de CALAR, ESQUECER OU ELIMINAR tudo o que INTERPELASSE, o que INCOMODASSE, desdes as coisas mais pequenas, como cala-se, etc, etc!
Assim também sempre houve quem quisesse negar a existência do Deus. 
HOJE, o Evangelho deste I Domingo da Quresma apresnta Jesus, após 40 dias de Jejum,  ser tentado, sob triplice forma:
a) teve fome - o Demónio desafia-O para transformar pedras em Pão, sendo a resposta de Jesus: NEM SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM, mas de toda a Palavra que sai de boca de kDeus!
b) levou-O ao mais alto do pináculo e propõe-Lhe que lance por terra e que os Anjos O hão-de ampará-lO e Jesus retorquiu "Não tentarás o Senhor Teu Deus!
c) insiste prometendoTUDO," se prostares e me adorares", tendo Jesus muito peremptório dito:"Vai-te, Satanás, só a Deus adorarás"! 
Podemos dizer que sabemos, de cor e salteado, estas tentações,  porém, CONVÉM conhecer a profundidade deste episódio na vida de Jesus e o seu ensinamento e a sua aplicação não as nossas tentações e as nossas respostas, quer no que respeita ao comer ou aos nossos pedidos, para Deus resolver os nossos problemas, ou para que Deus envie os Seus Anjos e nos leve nas palminhas de mãos; sendo o mais grave de todas as tentações, ESQUECERMOS DE DEUS, ou FAZER-SE PASSAR POR DEUS: "prosta-te e me adores"!
Tenhamos pronta sempre o "VAI-TE SATANÁS..."
Calcorreando os dedos no teclado escrevi, para mim mesmo, um Itinerário espiritual, "ad intra",
nesta Exclusão social que nos foi imposta pelas Autoridades Civis e até Religiosas, com toda a razão, pela ameaça do Corona Virus 19 de que não há memória dos nossos tempos, nos DEVE FAZER PENSAR, durante este RETIRO OBRIGATÓRIO, FORÇADO E FECHADO!
Fechados nas nossas Casas pode ser uma ocasião forte para nos conhecermos melhor, entrando no Silêncio de nós mesmos e descobrindo os segredos do nosso interior, com a ajuda do Divino Espírito Santo, o Criador e Vivificador.
NÃO VALE A PENA ENERVAR-SE ou entrar em PÂNICO que Esse Espírito nos guiará através dos labirintos da nossa vida...!
A Escola do Silêncio é bastante complexa e é necessário um Caminho, um Treino, um abandono nas mãos de Deus que, de certeza, nos há-de condizir pelos nossos "desertos interiores", mas ELE não nos abandonará nas subidas às Montanhas, descidas às Cavernas e, porque não, nos oasis do nosso interior, fazendo deste percurso quaresmal e penitencial uma verdadeira "via sacra interior, uma"paixão",  -     só a Cruz de Cristo e Eu, consequentemente com uma purificação, para chegarmos a VER a Luz Pascal e RENASCER COM CRISTO, para a Vida!
Será uma Quaresma diferente e uma Páscoa verdadeiramente espiritual! CORAGEM E ADIANTE!
Rabisquei este texto para mim mesmo e achei que podia partilhar com os os meus Amigos, no caso queira experimentar este repto!
÷÷÷÷
Um Itinerário espiritual, "ad intra",
nesta Exclusão social que nos foi imposta pelas Autoridades Civis e  Religiosas, pela ameaça do Corona 19, nos DEVE FAZER PENSAR, durante este RETIRO OBRIGATÓRIO, FORÇADO E FECHADO!
Fechados nas nossas Casas pode ser uma ocasião forte para nos conhecermos melhor, entrando no Silêncio de nós mesmos e descobrindo os segredos do nosso interior, com a ajuda do Divino Espírito Santo, o Criador e Vivificador.
NÃO VALE A PENA ENERVAR-SE ou entrar em PÂNICO que Esse Espírito nos guiará através dos labirintos da nossa vida...!
A Escola do Silêncio é bastante complexa e é necessário um Caminho, um Treino, um abandono nas mãos de Deus que, de certeza, nos há-de condizir pelos nossos "desertos interiores", mas ELE não nos abandonará nas subidas às Montanhas, descidas às Cavernas e, porque não, nos oasis do nosso interior, fazendo deste percurso quaresmal uma verdadeira "Via Sacra" passando pela "Paixão" - só a Cruz de Cristo e Eu - para  CELEBRAR a Luz Pascal da Vida. 
                         O DEUS do CRENTE
Os que acreditam têm consciência de que ELE está intimamente ligado a nós e, muito particularmente aos irmãos e irmãs que sofrem, por ser um Deus que SALVA, que tem Compaixão e está presente em pior situação imaginável!  E a pior situação no Caminhar do Povo de Deus - não foi a da Escravatura no Egipto, nem tão pouco a Caminhada de 40 anos no Deserto, nem mesmo a  morte ignomíniosa sob Pilatos - mas sim, o PECADO! Por isso, em situação mais dramatica e extrema da vida humana ELA ESTÁ INTIMAMENTE PRESENTE para RESGATAR, para LIBERTAR, para GUIAR, para ALIMENTAR e, quando for necessário até para ALERTAR ou AVISAR da vinda de um mal ainda maior que é a morte por causa do pecado! E ainda que o ser humano ignore a Sua oferta da Salvação, Deus usa essa triste recusa em benefício de outrem. Porém, a Paciência Divina ou o Seu Amor Infinito ESPERA que o pecador se arrependa, porque a escolha de se SALVAR continua a ser NOSSA!
Bom dia e uma Boa Caminhada Quaresmal!
______
IV DOMINGO DA QURESMA
o seu Programa Dominical "SWAGATAM".
Estamos no IV DOMINGO e a Igreja, desde há seculos, chama-o como Domingo de Alegria ou de "Laetare", levantando um pouco o véu penitencial que a Quaresma nos cobre e, nos recorda que se aprpxima as FESTAS PASCAIS!
Maravilha incompreensível, neste momento TRISTE, PESADO E QUASE DE DESESPERO que a humanida inteira está a viver, sob o MEDO DA TERRIVEL CORONA VIRUS 19 que está a grassar em toda a Terra e já fez milhares e milhares de vitimas mortais, tendo deixado Países cheios de homens, mulheres e crianças infetados e outros tantos com pavor e impotentes perante ele.
MAS é precisamente esta Mensagem de Alegria e Esperança que a Liturgia de hoje nos quer tranmitir, recordando que o homem ou mulher de Fé, consegue sobreviver em situações difíceis, aprendendo a fortificá-la nos momentos da crise e de conflitos, assumindo os riscos que ela comporta e para conseguir VER A LUZ DA ESPERANÇA PASCAL.
A Palavra de Deus de hoje, fala-nos da Cegueira Preconceituosa, baseada nas tradições e preceitos, escolhendo os últimos e não se deixando levar pelas aparências, no caso da escolha e unção de David (I leitura).
A Cura do Cego de nascença no Evangelho.
entre outras reflexões, este episódio vem denunciar o estado de ALIENAÇÃO, da MENDICANCIA e de OPRESSÃO, que o nosso mundo vive, por isso, devemos perguntar quais as cegueiras e os preconceitos de hoje em relação aos pobres e escluidos da nossa Sociedade!
Daí, a grande prece que dirigimos hoje a Jesus, para que nos cure das cegueiras do coração e dos preconceitos que dominam as nossas vidas e, por fim, suplicamos ao Senhor que abre os olhos e a sabedoria dos Cientistas para debelar da humanidade inteira esse mal invisível e devastador do Vírus e a nós a ESPERANÇA e a ALEGRIA de vivermos SEM MEDO, sempre disponíveis a servir e ajudar os necessitados!
VOTOS DE UMA PÁSCOA FELIZ E MUITO ESPECIAL QUE IREMOS CELEBRAR, neste ano
V DOMINGO DA QUARESMA - Ano A
Neste Domingo é-nos proporcionado reflectir, sobre a MORTE E RESSURREIÇÃO (Vida).
Temos o celebre episódio da Ressurreição do Lázaro, já muito conhecido de nós no Evangelho Segundo São João. Porém, permita-me deter uns momentos na Mensagem da I Leitura da Profecia do Ezequiel, Capitulo 37, 12-14, apenas os últimos 3 versículos.
Para compreender melhor aconselharia LER, todo este Capítulo, onde o Profeta impelido pelo Espírito Divino, entra numa Visão forte, simbólica, quase diria plástica e maravilhosa, dum Vale, cheio de ossos humanos ressequidos.
Tendo sido interrogado, se esses ossos poderiam ser revividos, ele responde: "Senhor Deus, Tu o sabes"!
E os versículos 6 a 10 descrevem essa Visão, terminando: "Infundarei em vós o Meu Espírito e REVIVEREIS... e RECONHECHEREIS que EU, o Senhor, digo e faço"!
E agora a Ressurreição do Lázaro, o ponto alto de todos os sinais/milagres, (sétimo narrado por João), executados por Jesus!
Não nos detenhemos no Lázaro que, de certeza, voltou a morrer, MAS na grande mensagem que o Evangeliata nos quer tranmitir - JESUS, a Fonte da Vida, ELE, o Dador da Vida do Deus Incarnado    (I Jo 4-14). Esta vida que nos é dado pela graça de Baptismo e para todos os que crêem n'Ele no seu coração (Baptismo de Espírito)! É-nos dado, SEMPRE que nos arrependemos, quando a perdemos/morremos pelo pecado, através da Confissão/Penitência ou da Indulgência Plenária, como o Papa Francisco nos concedeu, no dia 27, nessa comovente cerimónia, por causa da situação aterradora atual do Corona Vírus!
Hoje, o nosso mundo é um grande Túmulo ou Vale que devora as Esperanças dos seres humanos, quase "ossos ressequidos", talvez cheios de Lázaros, Martas e Marias que sem esperança, apenas esperam receber "pêsames" pelo fatalismo...!
MAS a Verdadeira ESPERANÇA VEM da Palavra de Deus que nos vem TIRAR desses " Tumulos" e RECORDAR que a Força do Espírito de Cristo que está em nós pelo Baptismo nos PODE REVIVER, fazer RENASCER, tirar do TÚMULO !!!
Pe António Coli
DOM DA PAIXÃO DE XTO - DOM DE RAMOS -
SEMANA SANTA!  - "FESTAS PASCAIS"!
PAIXÃO - NÃO é fácil fazer grandes reflexões, sobre esta palavra, numa Sociedade que a concebe apenas numa perspectiva - de SONHO, de PRAZER MOMENTANEO (Apaixonado/a, Paixoneta, etc) ... - ! Curiosamente,  PAIXÃO está intimamente ligado ao AMOR, na sua plenitude, nem sempre COMPREENSÍVEL,  hoje em dia! 
SIM, Domingo de PAIXÃO ou Semana Santa, onde se narra o grande AMOR de JESUS para connosco, para nos RESGATAR e SALVAR,  - sofrendo, carregando os nossos pecados  e morrendo na Cruz! Prepara-nos para a CENTRALIDADE da Celebração da Fé Cristã - as FESTAS PASCAIS!
Neste Ano Litúrgico, Ano A, São. Mateus, o Evangelista que particularmente procura fazer Ponte e Ver  Paralelo, entre o Antigo Testamento e o Novo Testamento, encontrou perfeita realização desse Servo Sofredor em Jesus! (Os textos dos 4 Cantos de Javé/Servo Sofredor do Livro do Profeta Isaías, hoje e nesta Semana proclamados) !
A Última e a Solene Entrada de Jesua na Sua Cidade de Jerusalém, à primeira vista, devia ser uma cena mais banal, nessa época: um homem montado  num jumento e aclamadado por algumas pessoas! Contudo, Mateus vê realizar-se, nesse episódio  a profecia do Zacarias 9,9, que diz:"... alegra-te, filha de Jerusalém: eis aí vem o Teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria duma jumenta".
SEMANA SANTA - Porque nela termina o grande objectivo da Quaresma e   SE CELEBRAM as FESTAS PASCAIS - a FESTA DAS FESTAS DA NOSSA FÉ CRISTÃ,  pois JESUS, após todo o Sofrimento e Morte na Cruz, RESSUSCITA  e dá -nos a ESPERANÇA desta VIDA NOVA em CRISTO, para entrarmos nessa Glória do PAI  - SOFRENDO, MORRENDO E RESUSCITANDO (Voltando a  VIVER) !!! 
Uma BOA SEMANA SANTA, neste ano celebrada na nossa intimidade, em nossas casas, à maneira dos primeiros  cristãos, por causa da Pandemia que tem assolada pela Humanidade inteira, com votos aos ouvintes deste Programa SWAGATAM, unidos em espírito de Cristo Vivo e com uma forte SÚPLICA,  para que ELE AFASTE DE NÓS este Mal - mas que se faça antes a Vontade do PAI  ETERNO !!!. 
Obrigado, Pe António de Olive
II DOMINGO DA PÁSCOA ou PASCOELA ou ainda "IN ALBIS", agora DOMINGO DA MISERICÓRDIA!
☆DOMINGO da Páscoa-a Magnitude do milagre da RESSURREIÇÃO!Festa daFestas.
☆PASCOELA - a menor intensidade do VISLUMBRE PASCAL !
☆"IN ALBIS" - O DIA em que os Batizados na Vigília Pascal e os Pecadores Públicos, purificados pela Água do Batismo e perdoados dos pecados pelo Espírito Santo, VESTIDOS DE BRANCO, tomavam parte na EUCARISTIA, pela 1a vez!
São riquíssimos os textos deste Domingo e pertencem ao primeiro dos 3 pedaços que encontramos nos primeiros 5 Capitulos dos Actos dos Apóstolos (2,42-47; 4, 32-37; 5,12-16), como se fossem RETRATOS das Primeiras Comunidades Cristãs ou de Jerusalém. Poderíamos comparar estes textos, como se fossem uns GONZOS ou EIXOS, ou ainda às 4 RODAS de um Carro que fazem RODAR a Porta ou ANDAR O carro: 
1) ENSINAMENTO DOS APOSTOLOS
2) A COMUNHÃO FRATERNA
3) A FRAÇÃO DO PÃO 
4) AS ORAÇÕES 
IMPORTANTÍSSIMO este 1o ponto:
1 Ponto - os ENSINAMENTOS DOS APÓSTOLOS/Catequese/Doutrina da Igreja - devem ser uma CONSANTE na vida dos cristãos, enquanto tiverem a capacidade de assimilar, não só para SABER/CONHECER, mas VIVER/APLICAR e FAZER CRESCER. Às vezes, nós FICAMOS só no SABER/CONHECER! 
Por isso, não CRESCEMOS!
2 Ponto - A COMUNHÃO FRATERNA é uma nota SOBERANA e IDENTIDADE dos seguidores de Cristo: VIVER UNIDOS/COLOCAR TUDO AO SERVIÇO DE TODOS, mas também espiritualmente, diariamente iam todos juntos ao Templo, para ORAR!
3 Ponto - É EXCLUSIVO DOS CRISTÃOS, fazer a MEMÓRIA do que FEZ e MANDOU FAZER JESUS : A EUCARISTIA/MISSA que eles CELEBRAVAM em suas Casa, antes duma refeição em comum, onde tudo é de todos e para todos!
4 Ponto - AS ORAÇÕES - Estar unido/ligado ao Pai, como Jesus DEU o grande exemplo de se ISOLAR para REZAR! Não se sabe que tipo de orações faziam esses cristãos, mas de certeza, as de LOUVOR E GLÓRIA, quer pelos Salmos e outras formas, pois Jesus não lhes ensinara orações, a não ser o PAI NOSSO, mas ENTRAVA EM INTIMIDADE COM O PAI!
Estas 4 RODA faziam CAMINHAR a Comunidade Primitiva, TESTEMUNHAR/ILUMINAR o caminho para os que não conheciam Cristo. Eram as SEMENTES que frutificavam de 1 por 100!
Uma palavra sobre o Evangelho de hoje, já muito conhecido de nós, esse episódio de S. Tomé; pois, todos sabemos dizer "S. Tomé de ver e crer". É dele também uma outra saída infeliz: " Vamos nós com Ele e morramos também com Ele", momento de desespero... !
Sabemos que não foi fácil ACREDITAR NA RESSURREIÇÃO: os Apostolos, no inicio, não ACREDITARAM em Maria Madalena; ela própria tomou-O por um Jardineiro; não ACREDITARAM nos Discípulos de Emaus, ficaram apreensivos nos primeiros APARECIMENTOS de Jesus, DAÍ o alegre e efusivo anúncio a Tomé: 
VIMOS O SENHOR ! E a sua incredulidade: «NÃO ACREDAREI ...Se...,"! 
Mas CONVÉM não esquecer a maior Profisao da Fé
que Tomé FEZ, nesse momento, após a reprimenda de Jesus: "MEU SENHOR E MEU DEUS", hoje RECORDADA e PRONUNCIADA por milhões de cristãos, no íntimo do coração, no momento da ELEVAÇÃO da Hóstia consagrada na Missa , bem como a grande Benaventurança proclamada por Jesus : "ACREDITASTE PORQUE ME VISTE, MAS BENAVENTURADOS TODOS AQUELES QUE ACREDITAREM, SEM ME TER VISTO"!
OUTROS PONTOS que quero destacar deste Evangelho é que Jesus APARECE sempre ao DOMINGO, 1o Dia da Semana, o Dia do Senhor, DAÍ a Igreja TER SANIFICADO este 1o dia da Semana, para LOUVAR/GLORIFICAR O NOSSO DEUS, para estreitar os laços da Comunidade, para ajudar os mais necessitados e para Descansar!
DESEJA-LHES, algumas vezes, a Sua Paz!
E SOPRA SOBRE ELES o sopro da Nova Vida - O DIVINO ESPÍRITO SANTO, dando-lhes a MISSÃO QUE ELE RECEBERA DO PAI: "recebei o Espírito Santo..."o PODER de PERDOAR ou RETER OS PECADOS" e IDE POR TODO O MUNDO PREGAR E ENSINAI O EVANGELHO.
PENTECOSTES, A FORÇA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
Todo o mundo cristão vibra com a Solenidade do Divino Espírito Santo, o Prometido, que desceu sobre os Apóstolos, a Virgem Maria, reunidos no Cenáculo e, mais tarde,  sobre os seguidores de Jesus Cristo, continuando a descer sobre nós, em todos os momentos da nossa vida, quando nos abrimos à  Sua Força e, especialmente através, de todos os Sacramentos e, muito em particular, no Sacramento do Crisma!
A Igreja prepara-se para esta Solenidade, com uma Vigilia de oração nas vesperas! Até porque ela Fecha o Tempo Pascal e Abre o longo Tempo Comum. Porém,  desde a 6a semana de Páscoa, que as leituras bíblicas nos apresentam Jesus, após a Sua Ressurreição, a anunciar a Sua partida para o Pai, deixando tristes e apreensivos os Apóstolos e os Discípulos, mas também a Promessa do envio do Paradeiro, Advogado e Defensor e que ELE os guiaria para a Verdade Plena!
Este acontecimento deu outro alento aos Seus seguidores, conscientes dessa Força no seu caminhar e nas suas fraquezas, sentiram a coragem para ser testemunhas de Cristo e levar a Boa Nova aos irmãos que ainda a não conhecem ou não a vivem!
Com a anunciada Desconfinamento, de certeza, que sairemos conscientes para esta "nova" oportunidade da vida, com o nosso espírito cristão e da nossa Ordem Soberana de Malta, acreditando na Promessa da Presença do Divino Espírito Santo, continuaremos a levar a Boa Nova de Jesus Cristo aos irmãos, especialmente aos mais necessitados e abandonados, (pois é  a Jesus que fazemos:  "Tive fome e destes-Me de comer"; "tive sede e destes-Me de beber"...etc), que a Corona Virus 19 nos legou.
Que o mês de Junho, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus,  nos ilumine, nos proporcione mergulhar e espalhar esse Seu Divino Amor! Pe
PENTECOSTES, A FORÇA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO
Todo o mundo cristão vibra com a Solenidade do Divino Espírito Santo, o Prometido, que desceu sobre os Apóstolos, a Virgem Maria, reunidos no Cenáculo e, mais tarde, sobre os seguidores de Jesus Cristo, continuando a descer sobre nós, em todos os momentos da nossa vida, quando nos abrimos à Sua Força e, especialmente através, de todos os Sacramentos e, muito em particular, no Sacramento do Crisma!
A Igreja prepara-se para esta Solenidade, com uma Vigilia de oração nas vesperas! Até porque ela Fecha o Tempo Pascal e Abre o longo Tempo Comum. Porém, desde a 6a semana de Páscoa, que as leituras bíblicas nos apresentavam Jesus, após a Sua Ressurreição, a anunciar 
a)a Sua partida para o Pai, deixando tristes e apreensivos os Apóstolos e os Discípulos,
b)mas também a Promessa do envio do Paraclito, Advogado e Defensor 
c)e que ELE os guiaria para a Verdade Plena! 
Este acontecimento, a Descida do Espírito Santo, deu outro alento aos Seus seguidores, conscientes dessa Força no seu caminhar e nas suas fraquezas, sentiram a coragem para ser testemunhas de Cristo e levar a Boa Nova aos irmãos que ainda a não conheciam ou, conhecendo não a viviam! 
Com a anunciada Desconfinamento, de certeza, que sairemos conscientes para esta "nova" oportunidade da vida, com o nosso espírito cristão, acreditando na Promessa da Presença do Divino Espírito Santo, continuaremos a levar a Boa Nova de Jesus Cristo aos irmãos, especialmente aos mais necessitados e abandonados, (pois é a Jesus que fazemos:  "Tive fome e destes-Me de comer"; "tive sede e destes-Me de beber"...etc), que a Corona Virus 19 nos legou.
Que o mês de Junho, dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, nos ilumine, nos proporcione mergulhar e espalhar esse Seu Divino Amor!
Com um grande abraço amigo de Pe Col
《CORPUS CHRISTI/CORPO DE DEUS/
/Festa da EUCARISTIA》
"Todas as vezes que comemos deste Pão e bebemos deste Cálice, anunciamos, Senhor, a Vossa morte, enquanto esperamos a Vossa Vinda Gloriosa ".
*É muito profundo este pensamento e torna-se O RESUMO DA ESPERANÇA CRISTÃ !
÷÷÷ALIMENTO ÷÷÷
1a Leitura - Como no Deserto, Deus alimentou o Seu Povo, com o Mana -
***3a Leitua - IV Evang de S. Jo Evangelista
A Comunidade Joanina, até o fim do I Sec, n CELEBRAVAM a Eucar, pq achavam q quem está ligado à Videira e produz frutos, Não precisa de um Sinal externo e visivel da comunhão com Jesus
"QUEM COME DESTE PÃO, VIVERÁ PARA SEMPRE" (JO 6,51-58) - ALIMENTA-nos, hoje, com a Carne e Sangue do Seu Filho, alimento que dura e faz viver para sempre .
ESTE Ev. TEM coisas unicas que os outros 3 não dizem: "Eu e o Pai somos Um (10,3
QUEM VIU, viu o Pai (14,9). ASSIM continua essa estreita ligação com os que COMEM o Corpo e BEBEM o Sangue de Xto - QUEM come a m/ Carne e Bebem o meu Sangue, vive em Mim e Eu vivo nele (vs 56-57)
a) Jesus é o Pão vivo descido do céu(51)
b) Alimento da vida eterna (52-55)
c) Comunhão com Jesus e o Pai
** 2a Leitura - Eucaristia/Missa é Comunhão com o Senhor e com cada membro do Seu Corpo Ecclesial
S. Paulo aborda long.te (Capt VIII a XI) o problema da carnes sufocadas aos Idolos. Sendo as ofertas abundantes, estas carnes eram distribuídas e vendidas nos Talhos, PENSANDO as pessoas que quem comessem dela julgavam abençoadas, etc.
UM SÓ CORPO - O Corpo de Xto Eucaristico e o Corpo de Xto Ecclesial NÃO se comunga o Corpo Euc, SEM comungar o corpo do seu irmão, especial.te mais fracos
÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷ 2

QUARESMA -
Todas as grandes Religiões têm o chamado Tempo de Purificação, sob várias formas: Os Hindus purificam-se pelo Banho no Rio Ganges;
os Cristãos, que herdaram  dos Judeus, tentam fazer essa Ascese (conversao), durante os 40 dias, em recordação dos 40 anos na travessia do Deserto, para celebrar a Páscoa, a nova Vida;
os Muçulmanos, durante todo o mês do Ramadan. Esses Tempos são especiais, além de outras formas utilizadas, durante todo o ano. Porque, são instruídos, desde crianças, a estarem preparados para fazer o melhor, para se aperfeiçoar e que isso só se consegue, com um esforço contínuo, ginástica, exercicio, com Esforço ou Sacrifício!

Neste ano de PANDEMIA, com as Celebrações Comunitárias suspensas, cada um inventará modos de se purificar, de se converter e, como nos alerta a Bíblia, por ações que nos ajude a fazer mudanças de nossas atitudes, para com Deus, para com o próximo, para com o ambiente, para com com a Natureza...COMO nos recomendo Cristo: "TOMA A SUA CRUZ, DE CADA DIA, E SIGA-ME"...
«Se alguém quiser seguir-Me, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz todos os dias e siga-Me. Pois quem quiser salvar a sua vida, tem de perdê-la; mas quem perder a vida por minha causa salvá-la-á. Na verdade, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier a perder-se ou arruinar-se a si próprio?».  ( Lucas 9,22-25).
O Evangelho, deste 1° Domingo da Quaresma, leva-nos ao Deserto, com JESUS, IMBUÍDO do Espirito de Deus, após o Baptismo, com o Satanás (adversário) a querer dissuadi-LO do Seu Projeto, animais selvagens e os Anjos a servi-LO.
S. Marcos não enumera as tentações e ainda bem, pois nos deixa livres, para ver as diversas formas que o Adversário nos tenta a desviar do nosso Caminho, no nosso dia-a-dia. É necessário estar ATENTO a simulações e situações exteriores e interiores que vão aparecendo e nos distraem de seguir Jesus.
Pertence a cada um descobrir, para FUGIR, para dizer que só a Deus ADORAREI, dizer BASTA, VAI-TE, SATANÁS...

Boa Caminhada Quaresmal, com a Biblia(Palavra de Deus) na mão, o OLHAR FIXO na Cruz de Cristo e no Silêncio da ORACÃO Diária!

÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷÷ 3 

CONSIDERAÇÕES SOBRE INÍCIO  DA QUARESMA

No ano passado RECORDAMOS a Centralidade da PÁSCOA e o seu significado Teológico.
Neste Ano e nesta 1a Semana da Quaresma, 2021, VAMOS rever um Rito Inicial dessa Longa Preparação (40 dias-QUARESMA), para a FESTA das FESTAS, chamado o TRIDUO PASCAL, a PÁSCOA!
A Quarta Feira de CINZA que, mais provavelmente, não haverá neste Tempo de CONFINAMENTO, por as CELEBRAÇÕES ESTAREM SUSPENSAS!

       A IMPOSIÇÃO DE CINZAS

Em primeiro lugar, é bom ter em mente que a Igreja Católica, entre as  Normas da Igreja, se serve de ações externas e sensiveis, para as suas Celebrações, porém com significados de Alcanço Espiritual.
Assim, temos os  7 ACRAMENTOS que são RITOS ou SINAIS SENSIVEIS/VISÍVEIS, instituídos por Cristo e confiados à  Igreja, que produzem Graças Divinas eficazes, quando recebidos ou celebrados com devidas condições !
(Batismo, Crisma, Eucaristia, Penitência, Unção de Doentes, Ordens Sacras e Matrimónio)
e também os  SACRAMENTAIS.

 Os SACRAMENTAIS que são extensões dos sete sacramentos e nos ajudam a ver e acolher a graça de Deus no nosso dia-a-dia, SENDO os mais conhecidos: a Água no Batismo, a Água Benta, à Entrada das Igrejas (Pias da Agua Benta), antigamente o Sal, as Velas ou qualquer objeto benzido, como as CINZAS, a Quarta Feira das Cinzas, os RAMOS  ao Domingo dos Ramos, o OLHAR para um Crucifixo ou uma Cruz, TODAS AS  BÊNÇÃOS, etc, etc .

POR ISSO, os sacramentais são sinais cotidianos da presença 
de Jesus Cristo, na vida dos fiéis, como participantes da vida divina, assegurando-lhes, em todos os momentos, as Suas Graças !

Daí, um Rito que tem RAIZES no Judaísmo, e ligado à nossa Caducidade e à nossa Morte - MORRER para RENASCER! É uma ASCESE, um Exercício, uma Luta Interior, um MORRER do seu EU, para REVIVER, ser Nova Criatura, como CRISTO MORREU NA CRUZ e RESSUSCITOU/VOLTOU À  VIDA!

ATRAVÉS  da ORACÃO INTENCA, EXERCICIO E CONTROLO DA NOSSA VONTADE e do nosso PENSAMENTO, SACRIFÍCIO no Comer, no Olhar, no Vestir, no Gastar, DISPONIBILIDADE para COM DEUS, pela Leitura da Palavra de Deus, dos Sacramentos da Eucaristia e da Penitencia, SILÊNCIO dos Sentidos e ATENÇÃO para com o SEU próximo, em especial os pobres, os doentes e os idosos!
ASSIM, com a Morte espiritual iremos CELEBRAR AS FESTAS PASCAIS - NOVA VIDA EM CRISTO.

Por isso, O jejum, a oração e a esmola – tal como são apresentados por Jesus na sua pregação (cf. Mt 6, 1-18) – são as condições para a nossa conversão e sua expressão. O caminho da pobreza e da privação (o jejum), a atenção e os gestos de amor pelo homem ferido (a esmola) e o diálogo filial com o Pai (a oração) permitem-nos encarnar uma fé sincera, uma esperança viva e uma caridade operosa ( da Mensagem do Papa Francisco para Quarema, 2021).
NÃO se esqueçam que a QUATA FEIRA DE CINZAS é Dia de JEGUM e ABSTINÊNCIA!!! Podemos ESCOLHER as muitas maneira de Jeguar e de se abster... de tantas coisas!
BOA QUARESMA, para uma ÓPTIMA CELEBRAÇÃO DAS FESTAS PASCAIS!

No comments: