Saturday, July 31, 2021

MÁRIO MIRANDA NASCEU EM DAMÃO, ESTADO DA ÍNDIA PORTUGUESA ÍNDIA





Há Convites ou Solicitações que nos atrapalham, nos atordoam ou, até nos lisonjeiam, como foi o caso do presente Convite da Fátima Miranda, irmã do Mário Miranda, o Cartunista e Damanense, para eu escrever algo, sobre esse nosso patrício, Filho de Damão !
Achei que não podia recusar tão honrosa convite, até porque tenho enaltecido e promovido sempre esse sentimento de admiração, uma "santa vaidade" até, de louvor os feitos dos nossos antepassados ou realizados na nossa Terra.
Damão soube sempre honrar os seus Artistas, em várias  áreas!
Só  na Arte de Pintura e reportando aos nos tempos, recordemos o Hermano Fernandes, de Damão Pequeno, que exerceu e espalhou a sua fama em Bombaim;
o Lulu (Luis) Mendonça, de Damão Grande, que  chegou a ser o Director da Escola Técnica em Damão, bem como o seu filho, Belino Mendonça;
João Colimão, meu tio, que quase monopolizou a sua ação de decoração e pintura, em todo Damão;
o Tomás Pereira, em Lisboa, que exerceu a sua profissão numa celebre Publicação na nossa Capital e tantos outros! Sem nos esquecermos os de outras áreas,  como Música,  etc e dos nossos Heróis de Dadrá, Aniceto do Rosário, e António Fernandes!
Mas falemos agora do Mário Miranda...

Com uma diferença de cerca de 10 anos, entre os nossos nascimentos, 
MÁRIO JOÃO CARLOS DO ROSÁRIO DE BRITO MIRANDA, em Damão, 02-05-1026, não se sabendo, se foi em Damão-Pequeno, em Damão-Praça ou ainda, embora menos provável, em Damão-Grande, e eu, 2-5-1936, em Silvassá, concelho do Distrito de Damão, é  compreensível, que não nos tivéssemos cruzados ou encontrado, em criança! O Mário devia encontrar-se nos seus estudos em Damão ou Bombaim quando eu cresci, na minha meninice, em Damão-Grande e, na minha adolescência (1952), já em Goa,  no Seminário das Missões do Pilar, até Junho de 1970, quando transitei para Portugal, Lisboa.

SENDO DAMÃO  muito pequeno nas suas dimensões geográficas, nesse "oceano do Sub-Continente indiano", naturalmente as pessoas importantes da Terra eram, largamente, conhecidas e faladas!
Mário, damanense, um dos grandes vultos e ouso dizer, ESTRELA DA PRIMEIRA GEANDEZA, da nossa Era, falou-se, com justo orgulho, desse filho da Terra!
Infelizmente, Damão e damanenenses, como também outras possessões do antigo Império Português  na Índia, com excepção de Goa, não obteve grande atenção ou preocupação das Autoridades Portugueses dessa Época na INTRUSÃO da População, além de escassas Escolas Oficiais Primárias do Português, nenhum Liceu, etc o que legou esosas, ainda  até há dezenas de anos!!! Já é  bastante tarde, para qualquer mais Comentário  ...!

Meus contactos com o Artista Mário Miranda foram escassos, ao longo de todos estes anos! Além de ver a sua emblemática fotografia nas Revistas e Jornais, curiosamente a 1a vez que o vi, foi na Televisão, em Lisboa, numa Reportagem da RTP, o Mário a fazer-se de Cicerone e a apresentar, nesse Programa, Damão Praça do seu tempo de criança e estudante no Instituto de Fátima, o Palácio do Governador, a Sé Catedral de Damão, etc !
Porém, ainda tive o Privilégio de o conhecer e encontrar, na sua Mansão, em Loutolim, Goa, numa das minhas  visitas à Índia. Além dum abraço muito almejado, votos de felicidades ao Cartunista pelos seus gloriosos feitos na Sétima Arte, como damanense e, sendo um  devotado fã das suas obras, achei que lhe devia solicitar que, num próximo Álbum a sair, não faltasse algo referente a nosso Damão... Passados poucos meses, tive a alegria de ver, quase no fim desse Álbum, a Igreja Paroquial de NOSSA SENHORA DO MAR, de Damão Pequeno, onde o Mário fora Batizado, em criança!

Uma fotografia do Assento do Batismo do Mário,lamentavelmente num estado triste em que se encontra...!?

De certeza, que comentadores doutos na matéria o farão, porém destaco uns pormenores hilariantes ou jocosos dos e nas suas caricaturas:
a figura do Padre, com o Barrete e sua Pança; as Senhoras da classe bem nutrida, os seus Corpos, os riquíssimos Trajes do oriente; os Narizes; as Festas e Procissões dos Hindus, dos  Cristãos ou

Muculmanos, os Mercados, etc, que o toraram "IMPORTAL"...!

Em tempos rabisquei umas linhas, para desanuviar certas mentes, em Damão e não só, com complexos, sobre a Naturalidade...donde transcrevo uns paragrafos:
"Naturalidade!
É-me dificil difini-la, pois há nascimentos casuais, como do próprio Jesus Cristo, em Belém de Judá, mas que a Bíblia Sagrada O chama  de Jesus de Nazaré  ou o Nazareno e de tantas outras pessoas, muitos nossos conhecidos!

Em Damão era comum, consoante as posses das famílias, deslocarem-se às Cidades de Bombaim, Bulsar, Dahanum, Nausari, Surat, Barodá , etc, para o nascimento do filho(a), embora na maioria acontecesse em Damão ou Silvassá ou onde se encontrava a Mãe parturiente e, habitualmente,  pelas hábeis mãos da Parteira, porque o Hospital de Damão apareceu, bem mais tarde!!

Na nossa história relata-se o nascimento do Pensador Português, ANTÓNIO SÉRGIO em Damão,  India, bem como da Arquitecta Maria de Lurdes Janeiro, dois metropolitanos "damanenses"!
O "Historiador" Dr. António Francisco Moniz que nos deixou a rica Obra sua, em 4 Volumes, sobre Damão  e que a nossa ASSOCIAÇÃO FRATERNIDADE DAMÃO-DIU E SIMPATIZANTES, em Lisboa, em devido tempo e em boa hora, teve a brilhante ideia de REPRODUZIR ESSA OBRA em único Volume!
Muito mais recente ou nos nossos dias, o celebre cartunista, Mário Miranda ou Mário de Miranda, conhecido em todo o Mundo e de muitos de nós, nasceu em Damão (02-05-1926), damanense, com o nome de MÁRIO JOÃO CARLOS DO ROSÁRIO DE BRITO MIRANDA! Bastava esses apelidos da Familia Rosário com nomes ilustres que serviram a Pátria e  Damão; os Britos que igualmente ouvimos, desde sempre, a serviço da Nação e da nossa Terra,  recordando com carinho e respeito os nomes dos Dr. Bismark e Dr. Júlio Brito. Este último, sendo grande amigo do meu Pai, tive o privilégio de o conhecer mais a fundo, em Portugal, pois já centenário, escolheu-me para seu Diretor Espiritual e Confessor. Homem, cultíssimo não só na sua área de Medicina, mais também em outros campos da Ciência e com uma formação espiritual bem enraizada no cristianismo! Era um encanto, ouvi-lo falar do "seu Damão". Exerceu medicina, em Damão, Goa e outras Antigas Provincias Portuguesas em África. Já com 100 anos viveu em Lisboa, Benfica, Paço d'Arcos,  onde morreu num Lar de Idosos!
Finalmente os Mirandas e bastava o nome do Mário Miranda para eneltecer a estirpe desta Família. É  verdade que desde Ceilão/Sri Lanka, Goa, Bombaim e seus arredores, Diu e Damão, estes apelidos são bastante comuns, não nos esquecendo de Portugal, Brasil, etc!
Muito mais dificil e complexo é  saber, donde são os  nossos antepassados, pois  estudiosos das Arvores Geneologicas bem tentam decifrar esses mundos, acabando por dar opiniões, nem sempre únicas e Unânimes !
Donde vieram as nossas Familias?
Os Colaços, os Pereiras, os Coutinhos, os Sousas, os Costas, os Noronhas, os Rodrigues, os Fernandes, os Lopes, os Norueg9as, os Gamas, os Fonsecas, os Silvas  e tantas outras Famílias nossas. Uns estudiosos desse Ramo puseram Colimão, vindo dum Coronel Inglês, há seculos, uns outros, que teria vindo do Frances, ainda uns terceiros que teriam origem Belga do Colman, etc.
Não é facil decifrar perante tantas opiniões!
Naturalmente, posam querer saber, onde me identifico!? Sou de Silvassá do Distrito de Damão e também de Damão! Afirmei publicamente e também à Embaxadora da Índia em Lisboa, que sou português, 100 por cento, por ter nascido, sob a Bandeira Portuguesa e posso prová-lo, com documentos! PORÉM TAMBÉM me sinto indiano e 200 por cento, embora não o possa provar, mas é um sentir forte reconhecido por onde andei, como "padre indiano"!
HONREMOS os irmãos que nasceram nas nossas Terras, com orgulho e enalteçamos  os seus feitos, não querendo denegir os seus nomes, principalmente quando eles já nos deixaram, mas usaram a "camisola", como damanenes, para que as novas  gerações também engrandeçam as Terras onde nasceram e nosso Damão! Com as suas limitações, suas grandezas e seus valores possamos viver em plena hamonia!
Pe António de Oliveira Colimão














No comments: