Thursday, September 28, 2006

EUROPA, TERRA DAS MISSÕES

EUROPA, TERRA DAS MISSÕES



EUROPA que ao longo de séculos foi considerada o mundo cristão e, de facto, a partir dos primeiros séculos, os cristãos deram prova do seu dinamismo espiritual, espalhando pelos 4 cantos do planeta a Fé em Jesus Cristo e os Seus ensinamentos.

Porém, desde a segunda metade do século passado, a Velha Europa Cristã, pouco a pouco, deixou-se levar pelos ventos do secularismo, formando uma sociedade sem espiritualidade, sem religiosidade e consequentemente sem Deus. Dirão os entendidos que tudo isso é uma consequência do materialismo e do hedonismo que grassa pela Europa fora. Entre os cristãos europeus - católicos e protestantes—não se quer dizer que não existam núcleos fortes, dinâmicos e exemplares de vida cristã, mas sim não apenas núcleos!

No nosso País, a onda desse secularismo está patente nos «católicos não praticantes» que de boca cheia apregoam esse seu estado de apenas acreditar em Jesus, em Deus que está bem longe de seus corações.

Nos outros Países Europeus até a situação é mais dramática, veja-se o exemplo da França, a filha dilecta da Igreja ou da Espanha católica e outras nações. Curiosamente, nos Países do Leste Europeu, os regimes totalitários, mesmo com repressões religiosas, não conseguiram erradicar Deus de grande maioria dos ortodoxos, católicos, etc. Recentemente o Pe Franz Wehrle da Diocese de Freiburg (Friburgo), falando da missão da re-evangelização da Alemanha dava percentagens alarmantes: 20% católicos, 20% protestantes e 60% não pertencentes a nenhuma das Igrejas!

EUROPA, TERRA DAS MISSÕES, é um desafio para nós, embora minoria habrahamica, não nos podemos esquecer que a Fé Cristã nasceu com o dinamismo do Espírito de Cristo que, com um punhado de homens e mulheres, levou a Boa Nova aos povos de todo o Mundo. O mesmo Espírito Santo continua à espera de cada um de nós, para a re-evangelizar a Europa, com uma experiência de Deus contagiante! (Pe António Colimão)

Pe António Colimão

No comments: