Saturday, September 23, 2006

ANO JUBILAR

ANO JUBILAR

Por motivo da celebração dos 500 anos do nascimento de S.Francisco Xavier,

Sua Santidade o Papa Bento XVI concedeu, a pedido do Pároco D. António Colimão,

a graça do ano jubilar à Paróquia de S.Francisco Xavier de Lisboa e suas três igrejas (Igreja Paroquial, Igreja de Caselas e Ermida de São Jerónimo).

Este ano Jubilar decorre entre 7 de Abril de 2006 e 7 de Abril de 2007.


Será concedida indulgência Plenária aos fieis que, visitando esses templos,

estiverem em condições de a receber.


O que é a Indulgência Plenária?

É a remissão perante Deus da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada.


Como é que é obtida a Indulgência Plenária?

É preciso estar em estado de graça; ter a disposição interior de completo afastamento do pecado, mesmo só venial; confessar-se e receber a Eucaristia; orar segundo as intenções do Papa.


Quantas vezes se pode obter a Indulgência Plenária?

Uma vez por dia.

Para diversas Indulgências Plenárias é suficiente uma Confissão sacramental, mas requer-se uma distinta sagrada Comunhão e prece pelo Santo Padre para cada.


A quem se aplicam as Indulgências Plenárias?

A si próprio ou às almas dos defuntos, mas não a outras pessoas vivas.


Aspectos próprios do Ano Jubilar

Os fiéis podem obter a Indulgência Plenária, estando em estado de graça e cumprindo uma das seguintes três obras, expressas em três categorias:

Obra de piedade ou religião, fazendo uma peregrinação a uma das três igrejas jubiladas, participando aí na Santa Missa; ou fazendo a Via Sacra; rezando o Rosário; fazendo a adoração eucarística; meditação concluída de Pai Nossso, Credo e invocação à Virgem Maria.

Obra de misericórdia ou caridade, visitando pessoas em dificuldade, como que realizando uma peregrinação a Cristo presente neles; ou fazendo um contributo significativo para obras de carácter religioso ou social; ou dedicando uma parte do tempo livre a actividades úteis à comunidade; ou semelhantes formas de sacrifício pessoal.

Obra de penitência, de pelo menos um dia, abstendo-se de consumos supérfluos; ou jejuando; ou fazendo abstinência de carne, ofeerecendo uma quantia proporcional aos pobres.

No comments: