Tuesday, June 16, 2009

UMA VISITA RELÂMPAGO

UMA VISITA RELÂMPAGO


Uma vista RELÂMPAGO ao Reino Unido – Leicester e Peterborough – onde o Octávio de Jesus e Pe António Colimão, membros da AFDDS, deslocaram-se, com o intuito de estar com a nossa gente de Damão, apenas duas noites, 3 de Maio, tendo regressado na tarde do dia 5.

O avião aterrou às 13H05 em Luton, onde o Francisco e o Mário estiveram à nossa espera que nos conduziram até Leicester. Nesta cidade, os nossos irmãos e amigos Jimmy e Evon Machado celebravam o seu 25º Aniversário de Casamento. Após a Missa de Acção de Graças, reuniram-se com os seus familiares, amigos e damanenses, cerca de 500, numa secular Igreja protestante, presentemente vendida a um comerciante indú, que a utiliza como um Centro da Comunidade, para eventos festivos…!? Ultimamente é uma constante pela Europa fora as Igrejas serem vendidas…crise da fé!?
Foi uma óptima ideia nós termos passado por esse evento pois conseguimos encontrar, com os damanenses espalhados pelo Reino Unido.O Octávio conheveu alguns parentes seus pela 1ª vez!
Na 2º fª, dia 4, feriado nacional bancário, um grupo de cerca de 20 pessoas, homens, senhoras e jovens, em Casa do Francisco e da Patrícia Fonseca, para um ensaio de cânticos de Damão, Diu, etc. Aliás, esse era o grande objectivo da nossa ida.
Das 10H00 até cerca de 14H00 ensaiamos canções já conhecidas pelo grupo, porém a ideia era como essas melodias poderiam ser levados ao palco. Quem compreende algo de coros sabe que com um ensaio pouco se pode fazer, porém a vontade do grupo era tão forte que sempre se consegui qualquer coisa!
Na tarde desse dia, às 18H00, celebrou-se uma Missa de Acção de Graças e também em louvor da Santa Cruz, uma devoção antiquíssima em Damão que os nossos patrícios transportaram para o Reino Unido. Curiosamente, o dia litúrgico, em toda a Inglaterra, celebrava a Festa de todos Mártires do País. Após a Missa a Comunidade damanense em peso cantou a Ladainha, à maneira antiga, em latim, junto à Cruz no funda da Igreja Paroquial, com os outros cânticos e preces laudatórias à Cruz Gloriosa.
Seguiu-se um jantar partilhado, com mais variados pratos da Culinária Damanense, todos muito bem confeccionados por essas famílias que fazem jus à nossa antiga e rica tradição gastronómica, sinal de que vão conservar para as gerações vindouras.
Fechamos o dia, com um sarau de variedades, sob liderança do Faustino Mendonça que com muita garra e um sentido de humor espontâneo manteve alegre e ansiosa a assembleia.
Houve ditos, música ambiental, o jovem Nigel Fonseca(1ª apresentação em público) executou primorosamente um tema infantil, no Clarinete, que até o Reverendo Prior da Comunidade não se conteve, trauteando a canção. Em seguida, um grupo de pessoas apresentou um teatro em Óss-Dóss, língua damanense, sob um tema actualíssimo, o da imigração duma pessoa idosa de Damão, com o intuito de trabalhar em Inglaterra, que arrancou aplausos de toda a gente. Em particular duas pessoas mostraram dotes de verdadeiros actores; um bailado popular português executado pelos jovens damanenses aí residentes; houve um cheirinho de fado; uma dança de manddó de Damão e os que ensaiaram, na parte de manhã, fizeram uma demonstração da sua capacidade, cantando algumas dessas canções que igualmente arrancaram aplausos.
Era um sonho de há anos, que a AFDDS fizesse uma ponte com Damão ou qualquer Associação Damanense. Proporcionou-se esta visita relâmpago a Peterborough, pois nós temos muito a prender com eles, em especial a unidade e a entreajuda, com todos os damanenses, e acreditamos que a nossa experiência de cerca de 24 anos, como Associação, também lhes pode ser útil.

No comments: