Wednesday, November 28, 2007

Pergunta/Resposta_2

Senhor Prior,
Não que eu seja «cusca», mas há duas semanas ouvi uma conversa da minha avó com uma grande amiga dela, sobre uns escritos da Paróquia, onde o Prior responde às perguntas das pessoas e que as pessoas gostavam muito. Consegui ler e fiquei muito admirada e bastante elucidada. Só que passaram tantas interrogações na minha cabeça que, de certeza, não consigo escrever. Mas, lembrei-me duma coisa. Não há muito fui ao casamento religioso duma pessoa amiga e qual não foi o meu espanto quando vi o padre vestido de uma forma diferente de habitual e, às tantas uma colega segredou-me dizendo que ele era um homem casado. Será isso possível?
Inês
Viva Inês,
Estando a ler a sua cartinha quase que receei vir uma chuva de perguntas! Às vezes, há conversas boas que vale a pena escutar e ainda bem que provocou curiosidade em ler a nossa Folha. Mas vamos a sua pergunta. Nessa celebração do Sacramento de Matrimónio ou de Casamento que a Inês foi uma das convidadas e o que a menina viu, sim, foi um homem vestido pouco diferente do habitual, com uma faixa transversal de ombro à cintura, e que, de certeza, devia ser um homem casado. Pois, desde o início do cristianismo, existe este ministério ordenado na Igreja que se chama Diácono. Foi um ministério que os Apóstolos criaram, logo nos primórdios da Igreja.«Por esses dias, como o número de discípulos ia aumentando, houve queixas dos helenistas contra os hebreus, porque as suas viúvas eram esquecidas no serviço diário. Os doze convocaram, então, a assembleia dos discípulos e disseram:”não convém deixarmos a palavra de Deus, para servirmos às mesas. Irmãos, é melhor procurardes entre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria; confiar-lhes-emos essa tarefa. Quanto a nós, entregar-nos-emos assiduamente à oração e ao serviço da palavra. A proposta agradou a toda a assembleia e escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Procuro, Nicanor, Timão, Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. Foram apresentados aos Apóstolos que, depois de orarem, lhes impuseram as mãos.» (Actos 1, 1-6).
A Hierarquia da Igreja tem 3 graus diferentes, conferidos pelo Sacramento da Ordem: Episcopado ou Bispo, Presbítero ou Sacerdote (Padre) e Diácono. Vem da palavra grega diakonia e significa serviço. Após os primeiros séculos do cristianismo, a Igreja quase perdeu este rico ministério ordenado, por vários séculos, permanecendo, no entanto, como uma forma ou Ordem transitória, isto é, um último passo ou degrau antes de ser ordenado sacerdote. Uma das grandes reformas que o último Concílio Vaticano II instituiu foi a Ordem do Diaconato: «No grau inferior da Hierarquia estão os diáconos que recebem a imposição das mãos, “não para o sacerdócio mas para o ministério”. Assim, confortados pela graça sacramental, servem o Povo de Deus nos ministérios da liturgia, da palavra e da caridade, em comunhão com o Bispo e o seu presbitério. Pertence ao diácono, conforme as determinações da autoridade competente, administrar o Baptismo solene, conservar e distribuir a Eucaristia, assistir em nome da Igreja aos matrimónios e abençoá-los, levar o Viático aos moribundos, ler a Sagrada Escritura aos fiéis, instruir e exortar o povo, presidir ao culto e à oração dos fiéis, administrar alguns sacramentos, e presidir aos ritos dos funerais e da sepultura).» (Lumen Gentium, 29).
Como vê, Inês, essa figura eclesiástica, além de exercer outras ministérios pode assistir, em nome da Igreja, isto é, ser Testemunha Oficial da Igreja, aos matrimónios ou casamentos, assim como quando qualquer Bispo ou Sacerdote preside à celebração deste Sacramento só o faz na qualidade de testemunha oficial, porque os Ministros deste Sacramento são os noivos. De certeza, que já ouviu muitos casais dizerem: “foi o Senhor Bispo tal ou o Sr Padre ou o Sr Diácono que nos casou” e, como se depara do texto conciliar citado, não é correcto! Talvez sirva para envaidecer alguns noivos e até muitos Pais, mas no entanto, é bom conhecer a doutrina. Que Deus a abençoe,
Prior

No comments: