Sunday, January 14, 2007

NATAL EM ANO JUBILAR




* Neste Ano de Graça, concedido pela Santa Sé às 3 Igrejas da nossa Paróquia, temos vindo a viver com simplicidade e justo júbilo, desde o 1º dia do início, 0 V Centenário do Nascimento de S. Francisco Xavier (7-04-2006).



* Com a ajuda dos paroquianos mais empenhados, quisemos que este evento fosse também marcado, dando um ar de graça às nossas pobres instalações da Igreja Paroquial, para ajudar-nos a purificar o nosso interior.



* Anualmente celebramos a Festa do nosso Padroeiro, porém, neste ano quisemos marcar essa data de forma mais forte e dinâmica e surgiu a ideia «maluca» de se celebrar no próprio terreno da futura Igreja e, mais uma vez, os bons colaboradores de todos as idades mostraram ao mundo por onde a RTPI levou a nossa Eucaristia que temos sinais forte de uma Comunidade viva.

O nosso Bispo, o Senhor Cardeal Patriarca deu-nos a honra de presidir à Missa da Festa, que encheu a Tenda Gigante de paroquianos e devotos de S. Francisco Xavier.



* Jesus Cristo é a GRAÇA por excelência que o Pai deu à humanidade, quando o Verbo se fez carne e nasceu da Virgem Maria.

É este acontecimento que os cristãos e homens e mulheres de boa vontade celebram o verdadeiro Natal, não o Natal sem Jesus, como os grandes Meios da Comunicação nos querem impor. Ainda há muitos cristãos que sabem reagir à onda de paganismos mascarado de motivos natalícios!



* É este Menino Jesus que meses antes de nascer, ainda no ventre da Virgem Maria, talvez com duas ou mais semanas, fez saltar de alegria um outro menino, João, também no seio da sua mãe, Isabel.

Tal é força de Deus, mesmo nos nasciturnos, tal continua a ser a força da vida, que alegra tantas jovens mães que esperam dar ao mundo futuros homens e mulheres.

E mesmo em forma molecular interpela os adultos que ignorando a força da vida e endurecendo o seu coração tentam destruir a vida indefesa, mas que chora, grita e derrama o seu sangue...



* A nossa prece a Deus Menino, para que ilumine todos os seres humanos a respeitar a vida, quer ela seja embrionária, quer ela esteja no limiar de exalar o último suspiro.



Com votos de um SANTO NATAL do vosso Prior,



Pe. António Colimão

No comments: