Sunday, February 19, 2006

IRMÃ LÚCIA

Não é preciso grandes comentários, sobre a transladação dos restos mortais da 3ª e última (na morte) dos videntes de N. Sra de Fátima, pois, a generosidade do povo, num dia tão agreste, esses devotos, gente grúda e gente simples, irmanadas no mesmo sentir e devoção, faláram bem alto e mostráram o lugar que a Virgem Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, tem na vida dos seus devotos. Que na Glória de Deus ore por este mundo nosso, tão conturbado!

Monday, February 13, 2006

ENSINO DO PORTUGUÊS EM DAMÃO


Damão. Alunos do 8.º e 9.º anos de português
em plena actuaçãode português em plena actuação


Em Damão desenvolvem-se esforços para não só consolidar o ensino do Português como alargá-lo, registando-se aliás, um aumento do número de alunos.
A partir de agora os docentes daquela região indiana vão passar a dispor de um conjunto de meios essenciais para melhor leccionarem, nomeadamente livros didácticos e gramáticas, para além de material informático de apoio. Um conjunto de materiais em tudo idêntico ao utilizado em Goa, no curso básico.
O ensino do Português em Damão tem sido assegurado pelo Instituto de Nossa Senhora de Fátima que passará a estar ligado à Internet e deste modo consultar o sítio do Instituto Camões e ter acesso ao Centro Virtual, possibilitando diversas hipóteses de trabalho e informações até para uso dos docentes.
O IC atribuiu uma verba aquele instituto para a aquisição de materiais destinado às salas de aula de Português.
A instituição damanense fez um balanço muito positivo do ensino do Português, realçando "o carácter multicultural" da iniciativa que foi "muito bem aceite pela população e com uma procura apreciável pelos alunos".
Para além do Instituto de Nossa Senhora de Fátima, outras instituições ministram o ensino do português, designadamente a Escola Paroquial de Português Nossa Senhora dos Remédios e a Govermental High School.
O ensino da língua portuguesa foi entretanto, recentemente, iniciado na Governamental High Scholl.
Entretanto foram já garantidas duas bolsas de estudos para dois jovens indianos virem estudar para Portugal, com o objectivo de posteriormente leccionarem em Damão.

http://www.instituto-camoes.pt/encarte/encarte38l.htm

Agradecemos a nossa ilustre amiga, MARGARIDACASTRO, o envio deste e-mail.

Friday, February 03, 2006

Embora tarde, ONTEM, 2 de Fevereiro, Damão celebrou a FESTA da sua Padroeira. Esse dia é celebrado desde a Reconquista de Damão, sob o comando de D. Constantino de Bragança, no 2 de Fevereiro de 1559.
BOAS FESTAS, DAMANANENSES que se encontram espalhados , nos 4 cantos do mundo. Que a Virgem das Candeias ou da Purificação, nesse dia Litírgico que a Igreja celebra a Apresentação do Senhor, vos acompanhe na vossa caminhada da fé cristã.
Passei esse dia, em Fátima, onde rezei por vós!

Wednesday, February 01, 2006



Com a presença de S. Excia, o Senhor Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo da Cruz, Ministros do Governo e outras altas individualidades, inaugurou-se, hoje, dia 1 de Fevereiro, pelas 18H, a linda e rica Exposição, no âmbito do V Centenário do Nascimento de S. Francisco Xavier - «A SUA VIDA E O SEU TEMPO» - na Cordoaria Nacional. Vale a pena visitar essa rica colecçõs de imagens, retratos, desenhos, etc da vida do Santo.
A maioria das peças são dos Museus, bem como das Coleções Particulares do País e também de Macau eoutros países.